Publicado
1 semana atrásem
Aviões não conseguiram pousar ou decolar de Rondônia pelo 7º dia consecutivo por causa da fumaça de queimadas. Em um mês, mais de 40 voos foram afetados por causa da fumaça no estado. A grande maioria deles em Porto Velho, no maior aeroporto de Rondônia.
Entre domingo (1º) e segunda-feira (2º), sete voos foram cancelados e um desviado nos aeroportos de Porto Velho. Foram afetados voos da Azul e Latam: dois voos da Azul chegariam no aeroporto no domingo e os mesmos aviões fariam a rota contrária nesta segunda. Todos foram cancelados.
O avião da Latam que chegaria em Porto Velho na manhã desta segunda-feira (02), precisou ser desviado para Brasília devido a baixa visibilidade. O avião chegou próximo a Rondônia, desviou em direção a Brasília, fez algumas voltas e em seguida pousou. O voo que faria a rota contrária (Porto Velho para Brasília) foi cancelado.
Voo desviado em Porto Velho — Foto: FlightRadar
Em Ji-Paraná (RO) e Cacoal (RO), os voos da Azul também precisaram ser cancelados devido a baixa visibilidade. Confira os trajetos:
De acordo com a companhia aérea Azul, até o dia 30 de agosto, 11 voos com chegadas ou partidas de de Porto Velho (RO), de Vilhena (RO), Cacoal (RO) e de Ji-Paraná (RO) foram cancelados devido às condições climáticas.
A Gol informou que somente entre a quinta-feira (29) e este sábado (31), seis voos foram cancelados que tinham como origem ou destino o Aeroporto de Porto Velho: todos por causa da nuvem de fumaça de encobre a capital.
Segundo a administração do aeroporto de Porto Velho, em duas semanas 30 voos foram cancelados por causa da fumaça (até o sábado, 31). Somado aos voos afetados no interior de Rondônia, o número de cancelamentos já passa de 40 em um mês.
As companhias apontam que todos os clientes impactados estão recebendo apoios previstos pela resolução 400 da ANAC, com reacomodação em voos de reforço e hospedagem.
Nos últimos meses, Rondônia bateu recordes de queimadas: o número de focos registrados entre 1º de janeiro e 26 de agosto é o maior em cinco anos, além de representar um aumento de 144% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 2.256 focos.
Águas de Jaru dá início ao programa Saúde Nota 10 nas escolas do município
Governo Federal reconhece situação de emergência em 26 municípios de RO por causa dos incêndios florestais
Governo de Rondônia suspende atividades ao ar livre em escolas estaduais por causa da fumaça
&
Jovem é agredida com socos no rosto depois de esbarrar acidentalmente em um homem em Ji-Paraná, RO
Chaules Pozzebon, madereiro apontado como o maior desmatador do Brasil, é solto em Rondônia
Os recursos foram assegurados pelo deputado estadual Cirone Deiró A secretária de saúde de Seringueiras, Bruna Inácio, divulgou em redes...
As obras de drenagem estão avaliadas em quase R$ 4 milhões O deputado Cirone Deiró visitou, no último final de...
Cirone Deiró disse que a princípio serão contemplados 5 quilômetros da rodovia O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER)...
Na sessão realizada na última terça-feira (10), o deputado estadual Cássio Gois (PSD) trouxe à pauta um tema de grande...
O projeto de lei (PL) que concede anistia aos condenados nos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023...
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (11), que o Brasil continuará acolhendo os imigrantes venezuelanos que...