Publicado
1 semana atrásem
O candidato à prefeitura de Porto Velho pelo partido Partido Democrático Trabalhista (PDT), Célio Lopes, afirmou nesta segunda-feira (23), que, se eleito, vai construir Unidades Básicas de Saúde (UBSs) próximas à conjuntos habitacionais e extinguir o ponto eletrônico para professores da rede pública.
Lopes (PDT) foi o último a participar da série de entrevistas do g1 Rondônia nas eleições de 2024 com todos os candidatos à prefeitura da capital de Rondônia. A ordem das entrevistas foi definida por sorteio, durante reunião com representantes dos candidatos.
Uma parceria com a Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd) foi citada pelo candidato. Segundo ele, a empresa deverá apresentar um plano de investimento para o setor e se isso não for feito, o saneamento básico será municipalizado por meio da criação de um “Serviço Autônomo de Tratamento de Água e Esgoto”.
“Caso a Caerd não tenha um plano de investimento concreto para Porto Velho, o que nós pretendemos é trazer essa responsabilidade para o município”.
O candidato destacou que os recursos para municipalizar o saneamento básico na cidade serão viabilizados por meio de programas do Governo Federal.
Um estudo para a criação de um plano de combate às queimadas foi uma das propostas citadas pelo candidato para o meio ambiente. Para lidar com desastres e situações de crise, ele citou a necessidade de um “orçamento sensível”.
“A gente precisa entender que pode haver outros desastres, como a cheia de 2014 e a gente não estava preparado. É lógico, a gente torce para que esses desastres não ocorram, mas precisamos nos preparar”.
De imediato, caso eleito, o candidato prometeu a ampliação nos horários de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para viabilizar a proposta, ele propõe a entrada em programas do Governo Federal.
Célio Lopes também falou sobre a construção de novas UBS próximas aos condomínios de habitação de interesse social (HIS) em Porto Velho.
“Nós podemos cadastrar as unidades de saúde em outros programas do Governo Federal e obter recursos para a contratação de novas equipes e não sobrecarregar as equipes já existentes”.
O candidato destacou a reformulação do plano de carreiras, cargos e salários dos profissionais da educação. Para conseguir atingir a meta, ele pretende reduzir os cargos de comissão em 30%.
“Nós queremos incorporar o pagamento do piso salarial aos vencimentos [valor que um servidor público recebe sem benefícios extras] de todos os profissionais da educação. Porque nós temos merendeiras, temos os técnicos, precisamos valorizar todos.”
Os recursos, segundo o candidato, virão do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) do Governo Federal. Ele também prometeu a criação de dois Centros Integrados de Educação Pública, um na zona sul e outro na zona leste de Porto Velho.
Célio ainda citou a iniciativa de tornar sem efeito o decreto que estabelece os pontos eletrônicos nas escolas públicas.
“Hoje nós temos, por exemplo, um professor que sai da zona Sul e vai pra zona Leste. Ele sai da zona sul meio dia e tem que almoçar e chegar lá na zona leste 13h. Isso é impossível. O professor leva trabalho pra casa. Ele trabalha muito além das horas que são pagas para ele. Então por que eu vou controlar ponto?”.
O candidato falou sobre a implementação de uma “Zona Azul”, um sistema de estacionamento rotativo pago, na avenida Sete de Setembro. O objetivo é aumentar a circulação de clientes nos comércios da região.
“Hoje nós precisamos fazer com que o trânsito e o estacionamento seja rotativo para que as pessoas possam estacionar e fazer suas compras com segurança”
Para os ciclistas, o candidato prometeu a criação de 10 km de ciclovias na cidade, em locais que serão definidos a partir de um estudo.
O candidato prometeu a criação de uma guarda municipal armada, o treinamento dos agentes de trânsito e a criação de um sistema de videomonitoramento em parceria com empresas privadas.
“Acredito que dentro de um ano a gente consegue implementar a guarda municipal, fazendo estudos para verificar qual o impacto orçamentário nas contas de Porto Velho.”
Célio Lopes de Araújo Junior é advogado, casado, pai e tem 33 anos. Ele já ocupou cargos públicos e de gestão, na esfera estadual e nacional, como secretário Executivo do Detran-RO e superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde em Rondônia (Funasa).
Antes de se candidatar, Célio trabalhava em seu próprio escritório de advocacia.
H. Eduardo Pessoa é Jornalista com DRT e Desenvolvedor Front-End de diversos Portais de Notícias como este, destinados à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook, com mais de 100 avaliações de clientes. Faça seu Portal conosco.
“JIR 2024: Cacoal Brilha em uma Grande Festa Esportiva com Mais de 2.500 Atletas e Emoção até o Último Dia!”
Transporte coletivo será gratuito no 1º turno das eleições em Porto Velho
Católica de Rondônia anuncia Vestibular 2025.1 com novos cursos na área da saúde
Bebê de 1 ano morre após ser atacado com pitbull no interior de Rondônia
Tribunal de Justiça de Rondônia escolhe banca que vai organizar concurso público
Candidatos à Prefeitura de Porto Velho participam de debate
Viver em um município que faz fronteira com cidades em países como Paraguai, Venezuela, Bolívia ou Argentina traz desafios e...
Para cerca de 11 milhões de brasileiros, a eleição municipal é também um assunto internacional, uma vez que essas pessoas...
As máquinas do DER já iniciaram o trabalho de limpeza na área que receberá a pavimentação asfáltica O...
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou nesta sexta-feira (27) a criação de...
Em 4 de agosto, a Lei nº 14.192/2021, que alterou o Código Eleitoral e tornou crime a violência política de...
Os recursos serão utilizados na recuperação das estradas rurais do município O deputado Cirone Deiró anunciou nesta terça-feira (24) a...